O wushu é uma arte marcial que surgiu a partir da necessidade de sobrevivência humana quando o homem passou a utilizar o seu corpo e armas artesanais para sobreviver ao ataque de animais e tribos rivais. As rotinas de Wushu se desenvolveram de modo que o homem passou a utilizar o corpo como arma, tanto para ataque como para defesa em um desenvolvimento corporal que já podia ser chamado de técnica, e que já se utilizavam de golpes como: chutes, socos e projeções, menciona Queirós (1992).
Segundo Imamura (1994, p.34, 35), o termo que os chineses utilizam para rotular sua arte marcial é wushu. O ideograma “wu” é composto por dois caracteres “chy e ge”, ge representa uma das armas mais utilizadas na China antiga: o machado. Chy significa parar ou deter, sua origem advém de uma pegada nítida estampada em um caco de jarro de aproximadamente 3.200 anos, presume-se que esta pegada seja de um homem que estava parado. Para os chineses o wushu significa a ação contra um ataque ou a defesa contra a violência.
Mundialmente o wushu também é conhecido como kung fu, mas para Roig (1990?) este termo vem afastando a arte marcial chinesa da sua verdadeira origem, pois muitas gerações vêm modificando certos conceitos referentes à mesma.
Sobre a perca do verdadeiro conceito de wushu, Roig afirma que:
Este seria um caso de interpretações incorretas de algumas províncias do sul da China, que acabaram por denominar o wushu como Kung Fu. Quando este último, não é uma terminologia exclusiva de artes marciais, sendo o mesmo aplicado a qualquer tipo de trabalho bem realizado. (ROIG, 1990?, p. 12, tradução nossa).
Segundo Yu (2003), existem muitos praticantes de artes marciais chinesas e apreciadores da mesma, que ainda não compreenderam o verdadeiro significado do termo wushu. A autora citada ainda afirma que, o wushu é um termo utilizado pelo povo chinês para designar “Artes Marciais”.
Yu (2003), afirma que o povo ocidental se familiarizou com o termo kung fu, que se traduz apenas como habilidade.
Leia também:
Referências Bibliográficas
Leia Mais
Wushu e os Sistemas Cardiovascular e Respiratório
Leia Mais
Capacidades Físicas do Wushu
Leia Mais
História da Federação Paulista de Kung Fu
Leia Mais
A introdução do Wushu no Brasil
Leia Mais
Rotinas Compulsórias do Wushu
Leia Mais
Alexandre Bento é Professor de Educação Física, Faixa Preta em kung Fu e com mais de 10 títulos nacionais como técnico na modalidade.
Com mais de 30 anos de experiência em treinamento de atletas de Kung Fu de Alto rendimento, Alexandre Bento trás toda a sua expertise para seus treinamento personalizados, fazendo com que seus alunos atinjam seus objetivos de forma eficiente e segura.
Dentre seus principais projetos, está o treinamento físico do dublê profissional Gutemberg Lins, que participa de grandes produções do cinema nacional.