personal trainer

Personal trainer: O que é, o que ele faz e 5 benefícios que só ele pode lhe oferecer

Um personal trainer é um profissional devidamente formado e credenciado, que possui amplo conhecimento e habilidades necessárias para prescrever programas de exercícios físicos individuais ou em grupo, para melhora da performance física, saúde e bem estar. Através da prática periódica de exercícios prescritos de forma personalizada e correta, ele instrui e auxilia você à alcançar suas metas pessoais, promovendo resultados mais eficientes e seguros à curto, médio e longo prazo.

Continue lendo este artigo para saber um pouco mais sobre este profissional e como ele pode lhe ajudar!

O que você irá aprender

O que é o personal trainer?
Qual a função de um personal trainer?
5 Benefícios que apenas um personal trainer pode oferecer
Perguntas frequentes sobre personal trainer

O que é o personal trainer?

O Personal Trainer é um educador físico bacharelado em educação física e devidamente registrado no conselho regional de educação física da sua região, que tem como objetivo, lhe ajudar à conquistar seus objetivos de emagrecimento, melhora do condicionamento físico, preparação física de atletas ou reabilitação física.

Geralmente este profissional atua em academias, mas, também poderá lhe ministrar treinos em outros ambientes, como:

  • Treinamento personalizado em Parques;
  • Treinamento personalizado em Condomínios;
  • Treinamento personalizado em Residência;
  • Treinamento personalizado em Empresas.

Qual a função de um personal trainer?

O personal (termo utilizado popularmente no Brasil para definir este profissional) tem como função principal, criar programas de exercícios 100% personalizados, mas, as responsabilidades deste profissional vai muito além.

Abaixo, vamos citar algumas responsabilidades e habilidades que um personal trainer qualificado deve ter, sendo elas:

Responsabilidades

  • Identificar o nível de condicionamento físico e a saúde dos clientes;
  • Supervisionar a conclusão das rotinas de exercícios  ;
  • Acompanhar o progresso físico dos clientes;
  • Ajustar a planilha de treinamento com base na individualidade de cada cliente, levando em consideração lesões potenciais ou problemas de saúde;
  • Conduzir sessões de treino individuais e em grupo;
  • Adotar uma abordagem de treinamento adequada a cada caso;
  • Supervisionar o uso dos equipamentos de ginástica para garantir que os clientes se exercitem de forma adequada e segura;
  • Lidar com questões de nutrição e saúde;
  • Realizar primeiros socorros, se necessário;
  • Dar as orientações de segurança.

Habilidades

  • Experiência na área de atuação;
  • Conhecimento de diversos tipos exercícios e saber como ajustar os treinos de acordo com as necessidades de cada cliente;
  • Capacidade de instruir e motivar pessoas;
  • Excelentes habilidades de comunicação;
  • Trabalho em equipe;
  • Disponibilidade para trabalhar em períodos diversos e nos finais de semana;
  • Experiência ou treinamento em primeiros socorros;
  • Diploma de bacharel em educação física.

5 Benefícios que apenas um personal trainer pode oferecer

1 – Ele poderá lhe educar

Quando falamos em perfomance física, conhecimento é poder. Além de lhe prescrever exercícios, o personal irá lhe orientar e educar a respeito de diversos aspectos da saúde, condicionamento físico e exercícios, isso fará com que você tenha um conhecimento adequado para atingir os seus objetivos.

2 – Ele lhe ajudará a executar seus exercícios de forma correta

Para que você obtenha os melhores resultados dentro da prática de exercícios físicos, a postura é um critério essencial. Neste caso, o personal irá lhe orientar para que você melhore a sua postura, execute os exercícios físicos de forma correta, reduza o risco de lesões e maximize os resultados.

3 – Ele atenderá suas expectativas e necessidades

A individualidade biológica é um fator que afeta positivamente ou negativamente a maioria dos resultados quando um grupo distinto de pessoas realizam o mesmo treino. Dependendo do objetivo e estado físico, o treino será útil para alguns, e nem tanto para outros. Com toda a sua experiência, o personal irá avaliar a sua condição física inicial, habilidade motora e capacidade muscular para prescrever um treinamento exclusivo para você, otimizando os seus resultados.

4 – Ele lhe ajudará a definir metas realistas de curto, médio e longo prazo

Muitas pessoas ao iniciarem programas de atividade física, querem atingir resultados rápidos. Quando esse resultado não acontece, a maioria acaba desmotivada e parando de treinar.

O personal irá lhe ajudar á definir metas realistas de médio e longo prazo, e também, irá lhe orientar qual será o melhor caminho para conquistá-la.

5 – Ele lhe ajudará a se manter motivado(a)

A falta de motivação é um dos principais fatores das pessoas não praticarem exercícios, ou de não conquistarem seus objetivos. Com um acompanhamento profissional, você terá sempre alguém ao seu lado, fazendo com que você se comprometa e cumpra suas metas. Uma vez que você marcou a aula com o seu personal, é muito provável que você cumpra.

Perguntas frequentes

Qual a vantagem de ter um personal trainer?

Realizar o seu treinamento com acompanhamento profissional qualificado, aumentará muito as chances de você obter melhores resultados, além disso, não podemos esquecer da sua segurança ao se exercitar, pois um personal trainer qualificado, saberá lhe conduzir com maestria em todas as execuções.

Qual a formação de um personal trainer?

Para que um personal trainer possa atuar na orientação e prescrição de exercícios físicos, ele deverá ter bacharelado  em educação física, e também, possuir registro no conselho regional de educação física da sua região.

Qual o profissional habilitado para elaborar treinos?

O profissional habilitado à elaborar treinos é o educador físico com bacharelado em educação física e devidamente registrado no conselho regional de educação física da sua região.

Quem pode dar aula em academia?

Professores com bacharelado em educação física e devidamente registrados no conselho regional de educação física da sua região.

Quais os tipos de treinamento personalizado?

São inúmeras as possibilidades de treinar com um personal trainer, neste caso, você irá decidir com o seu personal a melhor forma de realizar os seus treinamentos. É importante salientar que cada profissional tem uma metodologia específica, e que nem sempra atua em todos os formatos.

Tipos de atividades executadas por um personal trainer

Personal trainer online funciona?

Se a sua pergunta é: personal trainer online funciona, a resposta é sim! No entanto, algumas questões devem ser abordadas, sendo elas:

1 – Se o treino online for realizado com acompanhamento ao vivo, você terá o professor lhe apoiando durante toda a aula. No caso do treinamento via planilha ou app, você deverá estar motivado para cumprir toda a programação proposta pelo personal.

2 – No treinamento personalizado presencial, o professor estará ao seu lado, lhe incentivando á superar as suas barreiras, principalmente, no momentos que você está mais cansado… Já no online, você terá que estar focado, para superar estas barreiras.

3 – O treinamento online poderá lhe trazer muitos benefícios, desde que seja prescrito por um profissional qualificado, mas a conquista dos resultados dependerá muito do seu comprometimento e força de vontade.  

Fontes bibliográficas

Prospects
Wikipedia
Verywellfit
Nfpt
Fitness
Better Hiring